▪ 8 Erros Cometidos por Ficwriters

Posted by Carrie on 9 de fevereiro de 2012. Filed under: ,



Olá, narnianos.

Hoje, venho com um assunto que pretendia abordar a vários meses, mas sempre deixava pra depois por um motivo ou outro. O assunto é: fanfics.
Leio fanfics há muitos anos e, ao contrário da crença popular [risos], não leio yaoi “desde sempre”. Interessei-me por yaoi com quinze ou dezesseis anos e já lia fics desde os nove, então não sou presa a um gênero e fandom como muitos pensam.
Não é motivo de orgulho, mas posso dizer que tenho experiência como leitora de fanfics e, é claro, tenho muito, muito, muito sobre o que reclamar.
Listei o que estou cansada de ver em fanfics, descartando o que todo mundo detesta [erros de português, emoticons, entre outros]. Embora algumas reclamações valham para todos os gêneros, foquei no yaoi e pretendo fazer uma lista mais genérica... Algum dia.

► Arigatou, hontou ni!!??, saranghae... Dude, what porra is this?

Existem escritores que se empolgam e parecem pensar que vão dar um ar de maior veracidade a sua história, caso utilizem o idioma original do personagem. Uma dica: NÃO VÃO.
Fica ridículo, forçado e, muitas vezes, quebra o clima que a fic construiu. A maior parte dos escritores que fazem isso não sabe falar o “outro idioma”, os leitores também não, por isso estão lendo sua fic em inglês/português/espanhol, então pra quê meter uma ou duas palavras aleatórias de um idioma que você não conhece em sua fic?
Aliás, quem te garante que seus leitores entendem todas aquelas palavras? Particularmente, já desisti de fic por ter muitas palavras coreanas que eu não entendia. Lendo, percebi que equivalia a quantidade de japonês que aprendi assistindo dorama, mas como não sou muito fã de k-drama, flutuei total e acabei desistindo. Era uma vez uma fic KiSung.
Btw, não ligo quando usam “oppa”, “fulano-yah”, “beltrano-chan” e coisas do tipo.

► IN A RUUUUUUUUUUSH

A saga de um casal: se conhecem > se apaixonam > aceitam sua sexualidade numa boa, sem nenhum sofrimento, caso tenham se dito heteros até o momento > se declaram > se beijam e > se comem... Tudo em apenas um dia.
Deixem-me contar uma novidade: isso não existe.
Não vou dizer que não existem pessoas que fazem sexo no primeiro encontro [boates, baladas, oi, eu sei que isso existe], mas dizer que ama e transar logo ao se conhecer e, na semana seguinte, convidá-lo pra morar em sua casa é quase pior que o famoso:

"Eu já quis te matar, Bella." "Eu confio em você."

Se tiver preguiça de desenvolver a fanfic, não poste. Se não consegue, peça ajuda, transforme-a em algo decente e, só assim, poste. THX.

► Everybody loves him

É incrível como existem certos autores que acham que todos vêem seu ~preferido~ da mesma forma que ele.
O ser humano [geralmente personagem principal] é lindo, maravilhoso e simplesmente irresistível: todos ou quase todos são apaixonados por ele. Nem preciso dizer o quão ridículo é isso, certo?

► Um mundo ideal e sem preconceitos s2

A maior parte das fics que eu leio é relacionada a kpop ou jrock e me impressiono com o fato de que apenas uma história a cada cem mencione o preconceito que casais homossexuais sofrem nestes países.
Não estou dizendo que todas as fics yaois tem que ter como tema principal o preconceito que eles sofrem e virem cheias de lições de moral no fim, mas como um casal de adolescentes homossexuais sairia passeando de mãos dadas e se beijando a cada esquina na Coreia? Até aqui no Brasil isso poderia gerar um “problema”, imagine por lá...

► O mundo é RAINBOW (R)

Todo mundo é gay nessas fics. Todos. Até o professor, o taxista, o cachorro que late na esquina. Aliás, não sei nem como existe vida nessas fics, uma vez que só existem homossexuais.

► Cadê as mulheres?

Fics que não tem uma única mulher. É incrível. Não existem mulheres AT ALL. Imagino como os homens devem ter nascido:

Após a erradicação de uma variação do ser humano chamada “mulher”, novas formas de reprodução foram encontradas. Agora, no ano de 2892, as crianças são criadas em laboratório e, ao saírem das placentas artificiais, mamam nas lobas.

Ok, às vezes tem uma mulher que se faça notável na história [não sendo apenas a professora chata ou a mãe que dá “bom-dia”], mas... Ela é a bitch só veio atrapalhar a vida do passivinho.
Srsly, você acham que é sempre assim? Uma parte considerável das mulheres que vocês conhecem não é nada além de destruidora de casais gays?

► Isso é yaoi, yuri ou...?

“Warning: Yaoi”? Maior mentira que essa só  Declaro que li e aceito os termos de uso.
A maioria dos escritores esquece que estão lidando com dois homens e transformam o passivo em uma mocinha com um pinto no meio das pernas. Resultado: acabamos lendo uma fanfic baseada em The L Word.
É ridículo. Quando vejo que o escritor está andando por este caminho, eu abandono a fic sem pensar duas vezes, porque sou dessas.

► Frases batidas

Tem certos termos que 99% dos autores usam e, até hoje, não entendo o motivo, uma vez que são: ou ridículos ou não fazem sentido.

O beijo durou longos minutos até se separarem por falta de ar.

WTH? Não vou fazer uma lista de quantas pessoas ou quantas vezes beijei, mas posso afirmar com toda certeza que é possível beijar e respirar ao mesmo tempo.
Procurem um espelho [ou um livro de anatomia] e olhem aquele mini-monte de carne e cartilagem com dois buracos localizado acima dos lábios. O nome disso é nariz e, a não ser que você esteja sendo beijado pelo Niel ou pela Sunny, ele não será envolvido no beijo, logo, não, não é necessário parar o beijo pra respirar.

...Olhando para o chão como se fosse a coisa mais interessante do mundo.

Quem nunca ignorou o olhar de alguém fixando o seu próprio em lugar algum? Sei que isso é comum, mas o termo já está mais batido que carne de boi e, de fato, você não olha para outro lugar demonstrando muito interesse, você simplesmente deixa seu olhar “descansar” ali e qualquer pessoa nota que seu pensamento está em outro lugar.

E esses não são os únicos, mas acho que o post já tá bem gigante. LOL

☺☻☺

Se esses “problemas” fossem encontrados em uma ou outra fic, tudo bem, mas quase todas as fics cometem os mesmos ~erros~ [quase todos de uma vez só, rs]. Esse é o grande problema.

Por favor, queridos ficwriters, não matem a Titia Sadako e até o próximo post. ♥

RANDOM MV OF THE DAY



#nowplaying Russian Roulette by SPICA

6 Responses to ▪ 8 Erros Cometidos por Ficwriters

  1. Naaysama

    Ai mano, morri de rir lol Confesso que o último 'erro' eu faço muito. /melda Hum, tentarei corrigir isso kekeke~
    Acho que meus personagens costumam ser homens... eu acho AKAKAKKAKAKKAKA~

  2. your little runaway。

    Jaesus, você leu minha mente? É exatamente assim! Sério, sou muito viciada em fics yaoi e digo com toda a certeza, tu que você colocou é verdade. Certas fics são construídas em coisas tão clichês que chega dá dó de ler até o fim. Eu aprendi a não dar muita bola pra algumas coisas que foram citadas na lista, porque se você tiver sorte a autora nota o que fez e não repete, mas eu me incomodo MUITO com fics super, mas super rápidas, e fics com muitas palavras coreanas. Eu já desisti de ler fics yaoi japas, porque o tanto de japonês que a gente encontra é insuportável, ainda mais pra gente leiga como eu. Enfim, parabéns ♥ você tá super certa no que disse! HEAVEN *ooo* AILEE DIVA, VOZ LINDA!!!
    Que doidinho, o meu nome saiu como "Geicielle Siwon ♥" sendo que é "Gee ♥" LOL

  3. saahchaan

    Nossa concordei muito com tudo! Eu escrevo fics, e adoro escrever Yaoi, mas acontece muito de eu esquecer de colocar personagens femininas (o que eu tento evitar colocando alguma garota aleatória para falar algo significativo para o mocinho HAHA, tipo uma atendente de super mercado ou uma garçonete) e tambem tem isso de transformar o uke em garota :3 Adorei tudo, e vou procurar controlar essas coisas para melhorar ainda mais as minhas fic :3

    (http://j-mouse.blogspot.com)

  4. Gesiane

    Hahahaha ~ eu não leio fics, li uma vez uma dos CDZ... milhões de anos atrás, então nem posso opinar muito...

    ^^

  5. Mariana Duarte

    AI GENTE, MORRI DE RIR AHUSHUASIHASUSAHU Eu nem curto muito fics, gostava mais quando eu era menor e passava o dia todo lendo fics de Harry Potter e anime, agora tudo é yaoi e eu enjoei de ler. Concordo com muita coisa que você disse, principalmente isso de ter uma menina que só serve pra ser a 'bitch' da história, já é cliché DEMAIS. Mas nem falo nada, pq fanfic não é mais minha praia

  6. Unknown

    Adorei! A coisa que mais me irrita NO MUNDO é ver homens retratados como mulherzinhas. Falem sério...

Leave a Reply

Comentários são muito bem-vindos, mas... Não seja chato, ok? Ok~♥

Cdjapan Jazz_Fusion