Tipos de Fã

Posted by Carrie on 10 de agosto de 2011. Filed under: , , , , , , , ,


Nossa, mas que saco... Ah, vocês estão aí. Olá, humanos.

Ok, vou falar a verdade: estou com a maior preguiça e falta de inspiração de todos os tempos pra continuar com os posts da série. Tô pensando seriamente em fazer um resumão de cada um dos outros grupos e jogar tudo em apenas um post... Mas isso parece mau aos meus olhos, daí eu fico nessa indecisão. ‘-‘

Enquanto não decido o que farei, vou continuar postando aleatoriamente mais pensamentos inúteis que precisam sair da minha mente a qualquer custo para dar espaço à Psicologia, já que as aulas finalmente começaram.

Pedi permissão da SanHee para fazer este post, já que foi o blog dela que me inspirou, ela concedeu, então, neste post, falarei sobre os tipos de fãs comumente encontrados em todos os fandoms. Claro que se trata de opinião, não de uma verdade absoluta. Você pode ter uma visão totalmente diferente da minha e continuar sendo feliz mesmo assim e... q Vamos lá.

►ADMIRADORES:

Fã que, de fato, não é fã, apenas admirador. DUH. Não sabe o nome dos integrantes, ouve as músicas [às vezes, nem conhece todos os trabalhos, mas gosta bastante de boa parte do que conhece], assiste a um vídeo ou outro e até pagaria para ir a um show se fosse barato e não exigisse muito esforço, contudo sua dedicação não vai além disso. Este tipo gosta do artista, mas está longe de amá-lo incondicionalmente ou mesmo de realmente se interessar por algo além do que suas mãos alcançam. Sua frase é: “gosto, mas não sou fã”.

►N00B

Quem é novo em um fandom, é taxado de n00b automaticamente, pois a palavra é outra grafia de “newbie”. Continuar a ser chamado assim é escolha da criatura.  Um n00b não é somente aquele que não sabe muita coisa sobre o artista do qual se diz “fã”, mas aquele que, além de não saber, não QUER saber. Para este tipo de fã, as três musiquinhas que ouviu na rádio, a entrevista que leu na Capricho e assistir o MV que vez ou outra passa na MTV são mais do que o suficientes para ele se auto-declarar “fã”. Não, ele não quer nada além disso. Sua frase pode ser: “EU OS AMO, mas não... Não vi. Cadê?”.

►POSER

Aquele que faz pose. Um dos piores, devo dizer. Esse tipo de ser humano “decide” gostar de algo porque entrou na moda ou conhece alguém que gosta e quer ser cool também ou qualquer outro motivo não exatamente aceitável. Depois dessa decisão, a criatura se dirige ao Wikipédia e decora tudo que conseguir sobre seu mais novo ídolo, então sai recitando tudo que prendeu na memória para quem quiser ouvir, olha para os verdadeiros fãs e pergunta: “nossa, você não viu? E olha que eu conheci um dia desses...”. E essa é sua frase.

►FÃ NORMAL

Nada mais que isso. Um fã perfeitamente normal que sabe os nomes e algumas informações básicas [e outras nem tão básicas assim] sobre seu ídolo, já viu todos os seus trabalhos, procura notícias e vídeos sobre ele, tem fotos no computador, músicas no mp3, etc. Este fã, porém, não surta com tanta freqüência [pode ter seus momentos] e não mataria ou morreria por seu ídolo embora seu amor não seja menor do que o de outros tipos de fãs. Sua frase é: “nossa, que legal!”.

►FÃ HARDCORE

Ao lado dos posers e n00bs, esse tipo de fã que pode ser encontrado em ninhadas. São fãs que sabem tudo [TÊ-U-DÊ-O] sobre seu ídolo. Esse tipo de fã sabe nome completo do artista, data de aniversário, data de aniversário dos pais e irmãos, comida preferida, cor favorita, árvore genealógica, ordem e data exata do lançamento de cada trabalho, etc. Esse fã faz o possível para saber e ter tudo que envolva o nome do seu ídolo, inclusive arruinar seu HD por usar mais espaço que o permitido para um bom funcionamento do laptop [e isso só guardando fotos]. Sua frase é: “Quando eles vão lançar algo novo? Já tô com saudade de surtar. \cry”, mesmo eles tendo lançado algo na semana interior.

►FÃ OBCECADO

Ainda pior que o fã hardcore. Este tipo de fã sabe tudo, viu tudo, ouviu tudo e deseja tudo que envolva seu ídolo. Esta criatura passa mal sem comer apenas para economizar e comprar o mais novo álbum de seu ídolo; se tranca no banheiro às 3h da madrugada pensando nele sem camisa; se diz realmente apaixonado; não consegue ouvir a palavra PRE-ORDER na mesma frase em que seu ídolo foi mencionado sem sentir o ímpeto incontrolável de encomendar, etc. Enquanto o hardcore faz o possível para ter tudo do ídolo, o obcecado faz até o impossível. Este tipo não tem uma frase específica, pois tudo que ele consegue formular quando se trata do seu ídolo é: “EP;RL3.4’P[5G,L’;DFKMERP;LMELGM”.

►FÃ BIASED

Sou adepta da teoria de que todos têm um pouco desse gênero em si, mas alguém só pode ser alcunhado de “biased fan” se atender a alguns critérios. O biased só tem olhos para seu “bias” [o ídolo]. Só ele é perfeito, talentoso, maravilhoso, lindo, etc. Não importa o quão ridículo, taquara rachada e sem coordenação motora o ser humano seja: aos olhos do biased, ele é PERFEITO. Se o bias for parte de um grupo, os demais integrantes são totalmente ignorados por este tipo de fã, que dedica toda sua atenção a uma única pessoa*. Em resumo, o biased não consegue enxergar defeitos no artista, por mais que ele seja cheio deles; um fã cego.

[*] O biased também pode se dedicar a um grupo inteiro. No caso, este grupo [em sua mente] seria superior a tudo e todos.

►FÃ BUTTHURT

Não acredito que alguém viva butthurt, apenas passam por momentos, uns mais que outros. Se você é daquele tipo que não consegue ouvir alguém falar mal de seu ídolo [por mais insignificante que o insulto tenha sido] sem fazer disso um problema em sua vida ou passar horas tentando provar o contrário para o “ofensor”, você é um fã que sofre de butthurt-ness aguda. Seu ídolo, para você, é intocável. Ninguém pode pensar em ferir a imagem dele, porque ele é muito precioso. Sua frase é: “OLHA AQUI, SUA FILHA DA P-- [...]”.

J

Agora, vamos ver onde eu me encaixo...

Sou admiradora de muitos grupos. Sou pseudo-n00b em alguns grupos rookies [não me digo fã, mas ouço algumas músicas e não sei quase nada sobre eles]. Sou fã normal de Wonder Girls, CSJH The Grace, Epik High, 8Eight, Davichi e C.N.BLUE. Estou entre o normal e o hardcore quando o assunto é DGNA e “mais pra hardcore” quando falamos de BIG BANG. Sou fã hardcore de BEAST, 2NE1 e Secret. Já fui fã obcecada da BoA [mas nunca me tranquei no banheiro pensando nela. RISOS] e quase biased do TVXQ. Já tive ataques de butthurt, mas faz quase dois anos que não sofro desse mal. CAN I HEAR AN AMEN?

Gostaria de saber que tipo de fãs vocês, amores lindos da titia Sadako, são.

PS: Adicionei duas páginas ao blog. As duas são 100 verdades sobre mim. Uma é aleatória e a outra é totalmente relacionada ao universo KPOP. Quem quiser ler... Tá ali em cima. *aponta*.

#nowplaying Flower Rock by F.T Island

14 Responses to Tipos de Fã

  1. Nayara

    Não posso esquecer Biased de SNSD só existe a Tae pra mim -não.

  2. Seth

    VELHO FALA SÉRIO, TU SE INSPIROU EM MIM PRA ESCREVER ESSE HARDCORE E ESSE OBCECADO NÉ?!?!/1/1/1/!!1 -t LOL tiop, no kpop sou bem newbie, então eu me digo Admirador de BEAST e Big Bang, Normal de TVXQ, Hardcore de Secret e X-5 E PELO QUE EU LI ALI SOU OBCECADO EM DGNA NÉ? Mas me direi harcore deles também porque nunca me tranquei no banheiro pra ninguém não. a__a E VÊ SE CONTINUA LOGO A SÉRIE LÁ BJO BISCAT ♥ ☺

  3. Lissa

    Que interessante. Hum, eu sou admiradora / Fan normal de Tiger e Tasha, TomTom, ALi sou fa normal de Bella, sweet sorrow, e alguns grupos menores, e cantores solos menores, sou Hardcore de The Boss/DGNA/Daikoku Danji, Shinhwa e fa normal de TVXQ. OH, que massa, eu sou mais padrao do que eu achava... kkkkkkk buthut? já tive sim, mas em geral eu trollo junto kkkkk,e poser, nunca fui. kkkkkkkkkkk

  4. Nayara

    Wow gostei dessas definições, titia Sadako mandou bem.
    Então sou admiradora de Secret, 4minute e 5dolls. Sou n00b quando a parada é sobre Co-Ed, Miss A e SHINee. Fã normal de RaNia e 2NE1. E fico em duvida entre fã hardcore e obcecada de f(x), e em raras vezes butthurt...sou sincera q

  5. San Hee

    Como falei no twitter,fico feliz que meus desabafos tenham servido de inspiração *-*
    Nossa,que medo desse fã obcecado viu?! O sujeito me consegue ser wota e stalker ao mesmo tempo! Tenso.Aliás,sem querer ser preconceituosa,mas o que mais vejo com esse comportamento são os homossexuais ou as simpatizantes.

    Eu adorei a divisão que você fez,achei pertinente,mas pensei numa coisa...Você só esqueceu de um tipo de fã: o hater.Reflita.
    Aliás,outra raça de fã está surgindo..Ou então são só certas pessoas da minha timeline q são BEEM falsas mesmo: o fã agente duplo.O cara se dizia fã de um grupo e dizia não gostar de outro.Hoje o que vemos é ele criticando o grupo que ele dizia gostar e elogiando o que ele dizia detestar só para cair no agrado de uns poucos que interessam a ele.
    Ou seja: o comportamento dele no começo foi só para me agradar ROFLMAO
    E eu ri da frase do fã butthurt LOLOLOL
    Enfim,agora sobre o que vc falou no meu blog: você tirou as palavras que eu não conseguia tirar da minha cabeça! Ser fã é isso! Dedicar seu carinho ao ídolo,não a conta bancária! Claro que gastar com eles tb é muito bom,não sou hipócrita,e ainda pretendo comprar uns produtos maravilhosos que estou namorando há um tempinho! hahaha
    Sobre SuJu: quem foi que te disse que eu não gosto deles,Amanda?
    Eu curto eles desde 2009 e aprendi todos os nomes pq tenho um amigo Elf hahahaha
    Ouço eles bastante até e aquele cd tá uma dlç,qse roubei p/ eu! kkkkkkkkkk
    O que eu não gosto é de Elf cega,que aceita tudo e não respeita nenhuma outra boyband.Começando pelas da própria agência,sub units e até mesmo membros estrangeiros.Essas aí dão uma dó!
    Rilalkuma é vida e AvA também!!! Eu posso dizer que sou verdadeira de K-Pop por ser Feel2Ya,me julguem.Sério,ela é patrimônio cultural da Coreia do Sul já skaospoakspakspoakposkpoas *tinha que ser*
    Ok,meu comentário ficou tão grande quanto o seu,ou seja: quase maior que o post .-.
    Se quiser recomendações de músicas da AvA me pede pelo twitter,beijooo! *-*

  6. 해열

    Mano Tiger, Tasha e Sweet Sorrow ♥♥
    Acho que você tá mais pra obcecada por The Boss, and I'm not jk. xD

  7. 해열

    Obrigada, sua linda. ♥
    Você é admiradora de 5dolls? o_o Tá aí algo sobre você que eu não fazia ideia, rs.
    Co-Ed, miss A e SHINee = \nemli -rapa
    Fã normal de 2NE1 ♥♥ q
    Acho que você é obcecada por f(x) -v- Eu sei que você viraria lésbica por elas OH WAIT -n
    IHDAIUSDHASUDAUISDH Ataque butthurt é um mal do qual nós nunca temos certeza da cura completa. q

  8. 해열

    IUSHDAIUSDHAUISDHASU "-não"? Eu sei que é a mais pura verdade. qq

  9. 해열

    LMAO pro fã hater xDDD
    Fã duas caras. Sempre vejo. u__u
    Pois é... Se pra ser fã eu tenho que sair comprando tudo... Não sou fã de nada \explod
    E juro que achava que você detestava Super Junior xDDD Sim ELFs loucas dão nos nervos. Eu não sou ELF, nem gosto de SuJu no geral, mas eu tomo as dores das minhas amigas e dos meninos sofrendo pelas Only13. Acho isso uma estupidez, somente. :@
    Sim, quero conhecer mais música da AvA e estarei pedindo xD
    HUISDHAUSIHASUIDHASUI Comentários grandes = ♥
    Bgs, sua linda *-*

  10. 해열

    Claro, pensei nas suas loucuras o tempo todo -n
    BEAST e BIG BANG ♥ TVXQ ♥ Secret ♥ X-5 ainda tô decidindo xD
    E, SIM, VOCÊ É OBCECADO POR DGNA UHASIUDAHSDIUASHDIUAHSDUI Ah, nunca se trancou no banheiro, mas eu sei que já teve sonhos molhados -v- N
    VOU TENTAR CONTINUAR o/

  11. Sami

    SOU MUITO HARDICOREH SADDY-CHAN!

  12. kumiko Fujimoto M.

    Ah sou Fã normal e FÃ BIASED *00*
    AMO O SUJU ~ eles pra mim são os melhores do mundo e não tem o papa que mude isso kekeke'
    Não vai dar uma de Naay e escrever um texto keke ( brinks unnie <3
    Mas acho que todo mundo tem um pouco de cada um *00*

  13. Naira Nunes

    Adorei o post! Penso do mesmo jeito sobre todos. São não tinha um pensamento tão limpo sobre o fã - nood -keke
    Não sou fã de muitos grupos, ouço vários, acho que sou admiradora de muuuitos. Tipo DGNA, CODE V, Secret (mesmo falando que são minhas bias) etc.
    Sou noob de muuuitos grupos old school, do tipo Jewerly (sei que não são tão old assim, mas gosto do grupo antigo -ke), CSJH (estou me atualizando mais um pouco, quase fã normal, H.O.T (afs, difícil achar coisa deles!), ShinHwa (estou ultra viciada, depois de 3 anos de conheçe-los /facepalm) entre outros.
    Não sou bem hardcore, não sei nada relacionado a datas, mas tenho um amor hardcore pelo TVXQ e pelo SHINee. Sei muito deles, mas não sou louca por informação. Então fico entre o hard e o normal.
    Bom, sou obcecada pelo TVXQ, mas em amor, só. Não fico decorando tudo. Nunca fui biased, nuuunca. O YunHo é meu ultimate bias, mas eu falo tão mal dele, e dos defeitos, que o povo acha que eu odeio ele -kaka Mas não, cada sorriso, me apaixono de novo! -ke
    E já tive meus butthurts da vida. Sacomé, né. Mas só uma vez foi por besteira. Na verdade uma interpretação indevida -keke Mas vi que estava errada. E foi pelo TVXQ. MAs aquento belezinha os outros falando mal dele, desde que tenha ótimos argumentos. Eu falo mal deles também. Affs, se eu não souber julgar o que gosto, o mundo pode acabar! -keke

    /resposta quilométrica, sory sory

    E tem grupos que ouço e não está em nenhum desse, tipo o Super Junior. Conheço coisa deles, sei o nome, conheço 80% das músicas. Já vi shows, mas não gosto deles1 KAKAKA~

  14. marissol

    Post incrivel.Sou fã hardcore de SNSD.BEAST.G.NA.
    Normal de FT island,U-Kiss,2PM...
    A lista é grande.

Leave a Reply

Comentários são muito bem-vindos, mas... Não seja chato, ok? Ok~♥

Cdjapan Jazz_Fusion